Fotovoltaicos atenuam dependência de sistemas de ‘back-up’

Brasil – Capacidade Instalada de energia (GW)

No Brasil, as mudanças climáticas têm causado grande impacto em sua matriz energética. Composta em grande parte por energia limpa, as hidroelétricas, a matriz brasileira é vulnerável às sazonalidades dos períodos de seca e chuva. Como sistema de apoio, em períodos de seca utiliza-se de usinas termelétricas, questão ainda discutida. A cada vez que são acionadas, estas influenciam diretamente no aumento do custo energético.

A alternativa dos sistemas fotovoltaicos tem se tornado mais atraente também ao consumidor final. Apesar da tendência de um mercado crescente e da forte influência mundial, há ainda no Brasil muitos desafios no caminho para a evolução de sua matriz energética, desde a implementação e capacitação tecnológica, passando pelas possibilidades de estímulo na tributação até o investimento em recursos humanos.

Creative Commons License
Este trabalho da Synapsis está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Wagner Gonzalez

Analisando o metabolismo das cidades, através da observação de dinâmicas espaciais, identidades comunitárias e da energia limpa em tempos de transição. Analyzing the metabolism of cities, through the observation of spatial dynamics, community identities and clean energy in times of transition.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.