SynarqsSynarqs

A Synapsis reúne profissionais de áreas variadas, e a arquitetura é uma delas. O campo de atuação dos arquitetos é vasto, e sua presença é sempre bem vinda em qualquer equipe multidisciplinar. Assim estes profissionais estão entre os mais requisitados e atuantes da nossa comunidade, o que levou à formação de um grupo específico de trabalho, a Synarqs.

Este grupo busca incidir pensando, discutindo e ampliando as fronteiras da atuação do profissional arquiteto, sendo que, para causas que abraça, além de intervenções conceituais não solicitadas (equipam. móvel, encostas, etc), oferece, desde consultorias gratuitas na área até o desenvolvimento de projetos. Aqui você pode saber mais sobre alguns exemplos destas iniciativas.

A Synarqs vem atuando desde o manifesto produzido por ocasião do Primeiro Congresso Virtual de Arquitetura, que reuniu informações entre profissionais de mais de 80 países participantes. Participou também de intervenções físicas como na Galeria Ouro Fino (Rua Augusta, São Paulo), ou reunindo profissionais que desenvolveram projetos à risco para ONGs, como no caso do Centro Cultural Jahú, ou no estudo feito para a sede da ONG Papel de Gente, ou ainda assessorando comunidades como em Groningen, e até enfrentando o ineditismo de projetos que exigem abordagens inéditas com conceitos arquitetônicos inovadores e radicais, como no Edifício Multi-uso em Sorocaba, ou no padrão desenvolvido para as unidades da Escola Parque, com o conceito de arquitetura invisível.

A produção da Synarqs também se dá mais diretamente na área do urbanismo, incidindo junto aos órgãos competentes quando há abertura, ou quando é instada a colaborar em algum intento que considere merecedor. Foi este o caso do projeto de lei do telhado branco, que estava para ser aprovado em São Paulo. A ação da Synapsis, através da Synarqs, conseguiu mobilizar em torno da questão o Instituto de Engenharia de São Paulo, climatólogos e geógrafos da USP e URFJ, entidades ambientais de atuação internacional como a IUAPPA, reabrindo a discussão, e evitando em último momento imenso prejuízo para a cidade, depois estimado na casa dos bilhões de reais.

Não raro, o olhar do urbanista também é requisitado, seja pela dimensão de uma intervenção como nos casos do CCJahú ou da Escola Parque, ou pela localização particular, como na sede do Papel de Gente, que se localiza junto a uma das muitas nascentes soterradas pela urbanização em São Paulo.

Em 2013, também na cidade de São Paulo, aproveitando a abertura dada pela administração Haddad, a Synarqs compilou, organizou e apresentou sugestões para o PDE paulistano, diretamente para a municipalidade, e para a câmara de vereança.

Arquitetos também são instados a colaborar com desenhistas industriais no campo do design, como acontece no desenho de novos veículos urbanos, e a Synarqs está sempre pronta para encarar o ineditismo inerente à vanguarda.

Após o estonteante desenrolar da era da informação, nos encontramos hoje no que alguns compreendem como a onda da produtividade. Neste ponto, componentes tecnológicos como a robótica, a inteligência artificial, a biotecnologia e a supercondutividade aplicada para ganhos imensos em energia, envolvem o homem moderno com capacidades produtivas e sociais ainda não totalmente compreendidas. Desde que passemos bem por esta, logo nos veremos em meio a uma nova onda trazendo grande necessidade de reflexão. A Synapsis conta com seu particular movimento arquitetônico para, não apenas buscar compreender o tempo e espaço moderno, como também responder, com desígnios e conceitos, às requisições de novos ciclos de mudança que continuarão a chegar.

Comments are closed.