Escola Parque

Clique para a apresentação

A concepção educativa da Escola Parque é expressa por seus criadores em duas palavras: transformação e diversidade, e objetiva oferecer a experiência de vivenciar transformações aprendendo com a diversidade, fundamentando-se em duas áreas: ciência e arte. Para isto adota cinco princípios educativos (Acolhida, Transformação, Vivência, Formação, e Comunidade) e usa diversos aparelhos educacionais.

O intento pretende utilizar uma linguagem arquitetônica capaz de traduzir este conceito com holisticidade e coerência na aplicação em várias cidades do país, de forma sustentável, valorizando nossa diversidade e culturas locais.

MapaA chamado do sináptico Eduardo José Siqueira Barbosa, da Letra e Ponto, a Synapsis abraçou o projeto reunindo, sob a coordenação do pedagogo Marco Aurélio Araújo Silva, uma equipe multidisciplinar que contou com arquitetos, urbanistas (Synarqs), cientistas (Autômatus), educadores, artistas plásticos (Cabeça Nuvem) e ambientalistas, gerando um padrão a ser utilizado em todas as unidades das Escolas Parque, e exemplificando sua aplicação em um projeto desenvolvido para Osasco/SP.

maqueteNão basta porém, adotar posturas sustentáveis no método construtivo, escolha de materiais, ou trato de recursos; também é imprescindível contemplar os fundamentos e princípios abraçados, buscando um resultado dinâmico e didático, que preveja espaços capazes não só de abrigar as várias atividades, mas também de promover uma transformação de atitude que contamine a comunidade, da qual a Escola Parque também passe a ser ferramenta.

 

 

 

Veja também:

Apresentação do padrão e linguagem arquitetônica para a Escola Parque desenvolvido pela Synarqs, com um exemplo de aplicação para a primeira possibilidade de unidade pilôto, em Osasco.

Autoria/créditos:

synarqs

Creative Commons License Este trabalho da Synapsis está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Elenara Leitão

Arquiteta, Mestre em Eng. de Produção, leitora, gateira, sobrevivente, humanista e otimista, blogueira e apaixonada por história e pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.