Escola ParqueEscola Parque

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The educational concept of Escola Parque is expressed by its creators in two words: transformation and diversity. It aims to offer the experience of living transformations trough learning diversity, grounding into two areas: science and art. asking For that, it adopts five educational principles (Welcoming, Transformation, Experience, Training and Community) and uses various educational aids.

The intent is to use an architectural language capable of translating this concept with holisticism and consistency in its application in cities across the country in a sustainable manner, valuing our diversity and local cultures.

MapaAt José Eduardo Siqueira Barbosa – Letra e Ponto Publisher’s call, Synarqs embraced the project and coordinated a multidisciplinary team which brought together scientists, educators and environmentalists, generating a pattern to be used in all Escola Parque units, illustrating its application in a project designed to Osasco / São Paulo.

maqueteIt is not enough however, to adopt sustainable attitudes in the production process, choice of materials or tract of resources; it is also essential to contain the grounds and principles embraced by seeking dynamic and educational results, providing spaces that are able, not only to house the various activities, but also to promote an attitude of transformation that enthuse the community, trough which Escola Parque also becomes a tool.

Autoria/créditos:

synarqs

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A concepção educativa da Escola Parque é expressa por seus criadores em duas palavras: transformação e diversidade, e objetiva oferecer a experiência de vivenciar transformações aprendendo com a diversidade, fundamentando-se em duas áreas: ciência e arte. Para isto adota cinco princípios educativos (Acolhida, Transformação, Vivência, Formação, e Comunidade) e usa diversos aparelhos educacionais.

O intento pretende utilizar uma linguagem arquitetônica capaz de traduzir este conceito com holisticidade e coerência na aplicação em várias cidades do país, de forma sustentável, valorizando nossa diversidade e culturas locais.

MapaA chamado do sináptico Eduardo José Siqueira Barbosa, da Letra e Ponto, a Synapsis abraçou o projeto reunindo, sob a coordenação do pedagogo Marco Aurélio Araújo Silva, uma equipe multidisciplinar que contou com arquitetos, urbanistas (Synarqs), cientistas (Autômatus), educadores, artistas plásticos (Cabeça Nuvem) e ambientalistas, gerando um padrão a ser utilizado em todas as unidades das Escolas Parque, e exemplificando sua aplicação em um projeto desenvolvido para Osasco/SP.

maqueteNão basta porém, adotar posturas sustentáveis no método construtivo, escolha de materiais, ou trato de recursos; também é imprescindível contemplar os fundamentos e princípios abraçados, buscando um resultado dinâmico e didático, que preveja espaços capazes não só de abrigar as várias atividades, mas também de promover uma transformação de atitude que contamine a comunidade, da qual a Escola Parque também passe a ser ferramenta.

 

 

 

Veja também:

Apresentação do padrão e linguagem arquitetônica para a Escola Parque desenvolvido pela Synarqs, com um exemplo de aplicação para a primeira possibilidade de unidade pilôto, em Osasco.

Autoria/créditos:

synarqs

Creative Commons License Este trabalho da Synapsis está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

About Elenara Leitão

Arquiteta, Mestre em Eng. de Produção, leitora, gateira, sobrevivente, humanista e otimista, blogueira e apaixonada por história e pesquisa

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