Insolação em simples palavras

O sol nasce a leste e se põe a oeste, neste eixo do nosso planeta. E isto acontece em qualquer lugar, sem nenhuma diferença, em todos os dias do ano, não importa em que latitude ou longitude.

Fonte
Fonte

No inverno nosso planeta, por ter seu seu eixo inclinado em relação ao sol, no nosso hemisfério, expõe mais as faces voltadas para o norte, causando a falsa impressão (provocada pela topografia ou qualquer outro obstáculo) de que o sol nasce muito mais para o norte, mas não se tem esta impressão em mar aberto, por exemplo, onde não há nenhum obstáculo que crie a ilusão.

Apenas como curiosidade, pois isto não nos afeta, quanto mais próximo dos polos, maior é a diferença entre duração do dia e da noite que esta inclinação provoca.

O arquiteto deve considerar em seu projeto, que o sol da manhã é salutar e saneante para os ambientes, e deve garantir duas horas de incidência em todos os previstos para permanência prolongada, como no caso de dormitórios.

Já o sol da tarde, principalmente na região nordeste, é inconveniente para estes ambientes, pois não tem o mesmo efeito saneante, só contribuindo no aquecimento dos mesmos, e na proliferação de micro organismos e bactérias.

As fachadas a norte são estratégicas, pois como no inverno a trajetória aparente do sol é mais inclinada, as superfícies voltadas para o norte vão receber mais insolação nesta estação, ao mesmo tempo que serão preservadas no verão, quando nosso astro rei passa a pino. Em locais frios as aberturas à norte garantem maior penetração, necessária para o desejável aquecimento durante o inverno, sem fazer o mesmo no verão.

O tratamento das superfícies também pode contribuir absorvendo mais temperatura quando escuro, e menos quando mais reflexivo. O uso de árvores que desfolham no inverno e geram sombra no verão, ou pergolados bem orientados que também podem oferecer o mesmo resultado, são recursos que o arquiteto vai adicionando ao seu repertório para se utilizar na obtenção de condicionamento térmico passivo.”


Análise de luz solar e sombreamento natural sobre apartamento no condomínio Veredas – Synarqs

A insolação é um dos estudos básicos de um bom projeto de arquitetura.

Vejam exemplos de pesquisas em desenvolvimento de equipamentos para auxiliar esse estudo AQUI e de ferramentas computacionais AQUI

Fonte

Vejam postagens sobre energia solar AQUI, e abaixo um vídeo com uma introdução à Orientação Solar.

Creative Commons License
Este trabalho da Synapsis está sob Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Oscar Müller

Arquiteto, urbanista, brincante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.