Propostas Synarqs para o Fórum SP 21

O Instituto de Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB-SP), a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o Centro de Estudos da Metrópole (CEM-USP/Cebrap), a Escola da Metrópole do Instituto de Estudos Avançados (IEA-USP) e a Comissão de Direito Urbanístico da Ordem dos Advogados do Brasil – São Paulo (OAB-SP) promoveram o Fórum SP 21, com apoio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP), da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie, da Escola da Cidade, do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), da Folha de S. Paulo e do Observatório de Políticas Públicas do TCMSP.

O Fórum SP 21 foi um seminário de avaliação do Sistema Municipal de Planejamento de São Paulo, com foco no Plano Diretor e na Política Urbana do município, seus instrumentos, planos, programas e ações complementares, assim como seus impactos e repercussões vivenciadas na cidade no século XXI.

O evento, de abrangência multidisciplinar, visou debater e sistematizar, a partir da apresentação de pesquisas, trabalhos, reflexões e experiências concretas, um amplo conjunto de avaliações amadurecidas que têm sido feitas sobre os instrumentos urbanísticos, planos, programas e projetos urbanos, com destaque para o Plano Diretor, formulados e implementados na cidade de São Paulo a partir do novo marco institucional criado pelo Estatuto da Cidade, aprovado há vinte anos, e que teve como desdobramento na cidade os planos diretores de 2002 e 2014, e o atual ordenamento urbanístico do município, organizado no Sistema de Planejamento.

A Synapsis, através da Synarqs, vem compilando boas ideias para a cidade, ao longo da década, e pode contar com o auxílio de grupos envolvidos na temática, como o dos ambientalistas do Instituto de Engenharia de São Paulo, ou da extinta lista de discussão de arquitetura e urbanismo do Yahoo, que chegou a ser a maior sobre o assunto em língua portuguesa, reunindo mais de 1500 participantes.

Muitas destas ideias compiladas estão publicadas aqui, e a Synarqs as defende em todas as oportunidades que se apresentam, como aconteceu na primeira revisão do plano diretor, promovido na gestão Haddad, ou agora no Fórum SP 21.

A transversalidade e coerência deste repertório de boas ideias torna impossível tratar acerca de uma especificamente, sem abordar outra, uma vez que todas tem em comum o mesmo cerne. É a preservação pelo uso, o correto tratamento de resíduos, a apropriação do que é público pelo público, buscando promover um futuro que é desejável hoje, através de medidas capazes de permiti-lo amanhã.

Nossa participação neste evento foi com dois temas já abordados aqui, Coberturas Vivas e o Resgate das nascentes Urbanas, cujos vídeos podem ser vistos abaixo. Aqui o leitor pode se informar mais acerca de algumas das ideias citadas sendo que a Synarqs redimirá qualquer dúvida, e considerará qualquer colaboração feita através deste contato aqui.

Fórum SP 21 – S6 – Áreas verdes e ambiente urbano

Fórum SP 21 – S7 – Segurança hídrica e saneamento ambiental

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

About Elenara Leitão

Arquiteta, Mestre em Eng. de Produção, leitora, gateira, sobrevivente, humanista e otimista, blogueira e apaixonada por história e pesquisa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.