Na lógica cada vez mais ultrapassada da antiga economia (Extrair – Produzir – Dispensar), a exploração dos fotovoltaicos hoje traria um panorama entre 20 e 25 anos de produção lucrativa, sem grandes custos de manutenção.O ideal seria um programa em que os painéis também fossem trocados a cada salto tecnológico, antes do vencimento, e encaminhados à populações de baixa renda.
Aí entra a nova economia, ou economia circular.
O fabricante entra com os paineis, e a usina com as instalações. Na Holanda algo similar já ocorreu, no aeroporto de Schiphol, um dos maiores da Europa. A Philips, com seu programa de iluminação circular, continua dona das luminárias instaladas e o aeroporto paga pelo uso da eletricidade.
http://www.newscenter.philips.com/main/standard/news/press/2015/20150416-philips-provides-light-as-a-service-to-schiphol-airport.wpd
http://luxreview.com/article/pay-as-you-go-lighting-arrives-at-amsterdam-s-schiphol-airport
http://www.philips.com.br/about/sustainability/ourenvironment/closingthematerialsloop.page
A vida útil do painel é de 25 anos, porém a evolução tecnológica vai muito mais rápido. Em 10 anos os FV (fotovoltaicos) instalados agora vão estar obsoletos. O ideal seria um programa em que os paineis também fossem trocados a cada salto tecnológico, antes do vencimento, e subsidiados à populações de baixa renda.
Wagner – Durante o workshop eu perguntei ao representante do reino sobre a economia circular e disse que eu sentia falta de informações sobre isto do governo. Ele me olhou torto e disse, você acha mesmo?
Elenara – Um esquema com algumas empresas entrando com os painéis e cooperativas de moradores administrando a instalação e uso, não seria interessante para todos? Baixaria os custos e o governo poderia incentivar via desconto em impostos?
A Companhia SunPower desenvolveu o primeiro módulo FV a receber o selo C2C Prata. Os princípios para a certificação incluem o uso de matéria prima segura aos seres humanos e ao meio ambiente, e garantindo que estes materiais sejam reciclados ao final de sua vida útil. Também é enfatizada a importância de honrar o ambiente natural e as pessoas que criam o produto, bem como a utilização de energias renováveis e a preservação da água.
Autoria/créditos: