Iniciativas verdes estão rapidamente se espalhando no norte dos Países Baixos (Friesland, Groningen e Drenthe), onde movimentos populares de base estão ajudando a realizar a transição para uma sociedade sustentável. A NLD energia – Noordelijk Lokaal Duurzaam (Local Sustentável do Norte) foi criada para apoiar e acelerar as ambições ambientais de iniciativas locais no norte dos Países Baixos.
Como uma cooperativa independente de energia, a NLD também facilita e estimula o fornecimento de energia renovável dos produtores aos consumidores. Eletricidade gerada localmente também é utilizada localmente. Uma das formas de apoio é a entrega de um montante financeiro fixo por assinante para uma das iniciativas locais participantes de sua escolha. Assim, os recursos são utilizados para a preservação de seu próprio meio ambiente. A distinção notável é a realocação do lucro da cooperativa para iniciativas locais e ambientalmente responsáveis.
Fundada em 2014, a NLD fornece energia a partir de produtores locais de eletricidade e gás com sistemas de compensação de CO2. Há mais de 30 iniciativas locais (por exemplo a Grunneger Power) que estão por trás da cooperativa.
Hoje ela oferece 100% de energia de fontes renováveis, da qual 41% é coletada do sol. De acordo com a Wise (Serviço de Informação Mundial em Energia) é, com larga vantagem, o maior percentual na lista dos fornecedores de energia dos Países Baixos.
Esta união das bases da sociedade em torno da valorização local e ambientalmente responsável exemplifica, como já dissemos antes, a reintegração harmônica da atividade humana com os processos naturais do planeta. Muitas outras boas soluções continuam a aparecer. E sua importância só tende a crescer, especialmente quando estudamos seus efeitos na sociedade e o futuro de gerações vindouras.
